Preparação para Rosh Hashaná

Pergunta:*

Qual procedimento um noaíta (Bnei Noach) pode ou deve seguir, especialmente no que diz respeito às orações de anulação de votos e outros tipos específicos de orações, em preparação para os dias no decurso de Rosh Hashaná até Yom Kipur?

Resposta:

Não há nenhum procedimento especial que um noaíta tem de seguir nos dias do Rosh Hashaná ou nos dias que o antecedem ou nos dias posteriores a ele. Em razão do primeiro dia de Rosh Hashaná ser o Dia do Julgamento anual para todo ser humano, cada pessoa tem de acordar de seu sono espiritual durante esta época (e preferencialmente antes!), e reservar um tempo pessoal para fazer uma estimativa honesta de seu caráter e obediência a D-us – que bons aspectos precisam ser fortalecidos e que aspectos impróprios precisam ser corrigidos.

Assim como uma pessoa precisa examinar suas ações para ver se elas são pecaminosas, e se arrepender das que o são, ela também precisa buscar em sua personalidade as características ruins que ela tem, e se arrepender delas também e corrigir seus caminhos – tais como características de raiva, ódio, ciúme, sarcasmo, busca de dinheiro e honra, ou busca de desejos físicos e afins. Estas últimas características são, de certa forma, piores do que pecados que envolvem meramente ação. Portanto, o profeta disse: “Abandone o perverso seu caminho, e o iníquo, seus pensamentos; voltai para O Eterno, e ELE SE compadecerá; e para o nosso D-us [voltai], porque ELE é magnânimo em SEU perdão.” [Isaías 55:7]

Opcionalmente, pode-se recitar a seguinte Oração do Arrependido:

Ó D-us, eu errei, pequei e deliberadamente transgredi diante de TI, e eu fiz o que é mau aos TEUS olhos, especialmente com o(s) pecado(s) de … (declare os pecados ou erros específicos). Estou sinceramente envergonhado dos meus pecados, e eu me arrependo e me comprometo firmemente a não fazê-los novamente. PPor favor, D-us, em TUA infinita graça e compaixão, perdoe os meus pecados e transgressões e conceda-me expiação, como está escrito: “Abandone o perverso seu caminho, e o iníquo, seus pensamentos; voltai para O Eterno, e ELE SE compadecerá; e para o nosso D-us [voltai], porque ELE é magnânimo em SEU perdão.” [Isaías 55:7] E está escrito: “Acaso EU sinto algum prazer em que o malvado morra?, diz O Eterno D-us. Somente que retorne dos seus caminhos e viva!” [Ezequiel 18:23]/p>

(Orações, Bençãos, Princípios da Fé, e Serviço Divino para Noaítas)

 

Para sugestões de Orações de Rosh Hashaná, acesse:
https://asknoah.org/essay/suggested-prayers-for-noahides-on-rosh-hashanah (em inglês).

Há o costume judaico de se recitar o Salmo 27 diariamente desde o primeiro dia do mês hebraico de Elul (um mês antes de Rosh Hashaná) até o dia de Hoshaná Rabá (o sétimo dia da festa judaica de Sucot). Em geral, pode-se acrescentar a recitação deste ou de qualquer outro Salmo durante estes dias (por exemplo, o Salmo 51 antes de se deitar). Acima de tudo, deve-se saber que o arrependimento sincero (especialmente quando acompanhado por oração e caridade adequada) pode suavizar ou alterar o julgamento de D-us para uma pessoa, porque ELE deseja que aqueles que transgridem seus mandamentos retornem desse caminho e vivam (tanto física quanto espiritualmente).

Se você fez um voto ou juramento específico que você se arrepende de ter feito e deseja anulá-lo (antes de Rosh Hashaná ou em qualquer momento durante o ano), você deve seguir este procedimento para noaítas que é tratado em “O Código Divino”, Parte III, capítulo 4 (em inglês) – Anulação de votos e promessas –, uma vez que apenas alguns tipos de votos e promessas podem ser anulados, se existir a devida justificação. O procedimento de anulação de um voto ou juramento deve ser feito pessoalmente. Veja (em inglês):**

https://asknoah.org/essay/before-rosh-hashanah-prayers-and-annulment-of-regretted-vows

O Dr. Michael Schulman (Asknoah.org) generosamente acrescenta aqui algumas explicações muito importantes extraídas do livro citado acima, O Código Divino:

“Os procedimentos pelos quais um gentio pode ser capaz de obter a anulação de uma promessa que ele fez são descritos em “O Código Divino”, Parte III, capítulo 4: Anulação de Votos e Promessas. Ele pode solicitar a anulação na frente de 1, 2 ou 3 pessoas (portanto, elas precisam estar juntas). Essas pessoas devem ser de confiança e elas devem estar muito bem informadas quanto a em que condições se torna possível um voto ser anulado (por exemplo, elas deveriam ler esse capítulo no Código Divino com afinco, devoção e temor a D-us, ficando assim suficientemente bem informadas sobre o assunto). Elas não precisam ser estudiosas ou judias, e elas podem ser homens ou mulheres.”


*Feito com prévia autorização do responsável pelo site.

**The Divine Code, Parte III, capítulo 4, Anulação de Votos e Promessas: https://www.amazon.com/dp/B0719SDQVM/

Traduzido pelo diretor do Projeto Noaismo Info.

Share