Rambam explica no Mishné Torá

BS”D

Rambam explica que os seguintes mandamentos

judaicos são proibidos a Noahides

Texto de Diretor do Ask Noah International e AskNoah.org

Tradução Livre: www.bneinoach.com.br/artigos/mandamentos_judaicos_proibidos.html

 

Rambam explica no Mishné Torá que os seguintes mandamentos judaicos são proibidos a Noahides:

* Observar um Shabat à maneira dos judeus (cessando das ações que foram necessárias para a construção do Tabernáculo no Monte Sinai, após o Êxodo do Egito)

* Observar os dias santos judaicos (festivais bíblicos) à maneira dos judeus (cessando de determinadas ações em uma maneira semelhante à observância do Shabat)

* Escrever um rolo de Torá (o Pentateuco de Moisés) ou ler uma porção do rolo de Torá em uma reunião pública.

* Fazer, escrever, ou vestir o tefilin (filactérios) que contém rolos com parágrafos da Torá, que são usados por um homem judeu durante as suas orações de dia útil.

* Escrever, ou afixar aos umbrais das portas ou colunas dos portões, uma mezuzá, que é um pergaminho que contém determinados parágrafos da Torá.

De Leis dos Reis 10:9 – O princípio geral que rege estas questões é: gentios não estão autorizados a inovar práticas religiosas para si, inclusive tomar mandamentos sobre si com base em suas próprias decisões. Eles podem tornar-se conversos justos ao judaísmo e aceitar todos os mandamentos [na Torá], ou observar a sua própria parte da Torá [o Código Noahide] sem acrescentar ou subtrair disso.

De Leis dos Reis 10:10 – Um noahide que deseja realizar um dos mandamentos que trará consigo algum benefício tangível, é permitido a fazê-lo, com a finalidade de receber esse benefício [para algum indivíduo ou para a sociedade].

Um exemplo de mandamento judaico sem benefício tangível para Noahides: vestir tzitzit (franjas rituais) em uma vestimenta com quatro pontas.

Um exemplo de mandamento judaico que realmente tem benefício tangível para Noahides: restituir um objeto perdido ao seu dono.

Leis dos Reis 10:9 ensina que Noahides são proibidos de “pesquisar a fundo” no estudo da Torá (por exemplo, por ler Talmud, Midrash, Kabbalah, ou comentários rabínicos avançados), a menos que isso envolva o estudo dos mandamentos e princípios no Código Noahide. [Estudo da Torá e explicações de quaisquer mandamentos são permitidos para noahides, se não for a fundo.]

Veja
a) www.asknoah.org/forum/showthread.php?tid=96 (postagem #6)
b) “The Divine Code,” Volume 1, por Rabbi Moshe Weiner

——————————————————————————–
© Copyright 5771 BneiNoach.com.br e www.asknoah.org
Todos os direitos reservados

Share