Os Significativos Do Aniversário

Traduzido e adaptado do original http://asknoah.org/meaningful-birthdays sob prévia autorização dos responsáveis pelo site.

A Contagem dos Aniversários!

Com base em um ensaio de Sichot (discurso) em inglês, com edição menor para Noahides, pelo Diretor de www.asknoah.org.

Aniversários são para serem festejados! Reunir jovens e velhos, a família e os amigos para comemorar seu aniversário – enfatizam Torá e as Mitzvot [mandamentos], e fazer previsões positivas para o futuro. Todas as suas ações no ano que virá serão muito melhores! Se D’us quiser!

Prefácio do editor

Durante os meses de Adar, Nissan e Iyar de 5748, o Rebe dedicou muitos dos seus sichot [discursos] à potencial importância religiosa de festas de aniversário. Citando fontes haláchicas e agádicas, bem como práticas tradicionais chassídicas, o Rebe pediu que todos possam fazer reuniões apropriadas em aniversários e encorajar e enfatizar mais o estudo da Torá, mais Tzedakah (caridade), etc.

Este ensaio é baseado em vários discursos a partir do dia 25 de Adar, o sábado antes do mês de Nissan, a 11 e 13 de Nissan, o último dia de Pessach, e Shabat Shemini, bem como a letra da véspera do Rosh Chodesh Nissan.

Nesta publicação, têm-se esforçado para compor um resumo dos vários conceitos e sugestões apresentadas pelo Rebe, na esperança de fornecer ao mundo uma ideia clara desse importante assunto. Fomos forçados a editar e condensar alguns dos Sichot (discursos) por uma questão de continuidade. Também nos abstivemos de incluir todas as referências, haláchicas técnicas e as notas de rodapé copiosas que, em uma tradução mais detalhada deveria incluir.

Nosso objetivo é apresentar uma imagem clara e concisa das ideias do Rebe sobre a importância da observância de aniversário. Esperamos que isso incentive mais e mais pessoas a seguirem o conselho do Rebe. E, em mérito de aumentar a prática da Torá e Mitzvot – vamos criar a morada final para a Shechiná e a derradeira salvação, através do nosso justo Mashiach – Agora!

Como uma introdução ao ensaio, estamos imprimindo o sichá do dia 25 de Adar, 5748, aniversário do nascimento de Rebbetzin Chayah Mushka Schneerson (de abençoada memória), (5661-5748), que marcou o início da Campanha para celebrar aniversários.

Reflexões sobre o Aniversário

No dia 25 de Adar, o aniversário do nascimento de Rebbetzin Chaya Mushka Schneerson, (de abençoada memória), (5661-5748), o Rebe falou sobre a lição a ser tirada a partir do dia especial – o Aniversário do Mundo [o primeiro dia da Criação] de acordo com uma opinião. Ele também usou a oportunidade para sugerir que todos devem celebrar seu aniversário da maneira ensinada pelo Rebe Anterior, com introspecção, Teshuvá (retorno à D’us) e aumentar Tzedakah (caridade), Torah e Oração.

Adultos e crianças pequenas também devem ser incentivados a convidar seus amigos para suas reuniões de aniversário e aproveitar a oportunidade para incentivar outras pessoas a se elevar em Torá e Mitzvot [Mandamentos, para os gentios, estas são as Sete Leis de Noé, e estudo da Torá deve ser direcionado para uma melhor compreensão e respeito por estas sete leis].

Um aniversário representa a força esotérica de “fortuna ascendente”. Uma vez que na vida deve-se levar a sério as lições do passado, aqui, também, podemos inspirar-nos neste aniversário para nos elevar em Torá e Mitzvot.

O Rebe Anterior revelou que em um aniversário deve rever a sua história de vida e procurar maneiras de melhorar as áreas que precisam ser melhoradas através de Teshuvá (Retorno à D’us). Também é costume de se aumentar Tzedakah antes de rezar, e da mesma forma estudar mais Torah, revelado e esotérico, em um dia de aniversário.

Assim, é conveniente neste aniversário divulgar todos os bons costumes de aniversários: Aumentar Tzedakah neste dia, estudar mais Torá e para intensificar o serviço Divino de Oração – estes são os três pilares do mundo! Além disso, boas prospecções para o resto do ano são bem-vindas.

Seria conveniente que as famílias se reunissem (com amigos) em um clima alegre, de modo que as boas prospecções sejam aceitas neste dia, com uma sensação de felicidade e alegria. Isto irá aumentar o respeito por estas boas ações.

As crianças devem ser ensinadas sobre a importância espiritual de um aniversário e eles devem comemorar seus aniversários com seus amigos de uma forma que eles vão incrementar Torá e Mitzvot e boas prospecções. As crianças pequenas serão ainda mais impressionadas com esta sugestão e serão mais entusiasmadas em sua realização.

Este não é um novo costume, mas uma extensão da responsabilidade de que todo mundo tem que incentivar os outros a se elevarem em Torá e Mitzvot entre amigos, de uma forma feliz e amigável. Veja este exemplo: Para começar de uma forma positiva você pode distribuir através de um Sheliach Mitzvah (Mensageiro para um Mandamento) alguma quantia em dinheiro para todos os presentes, para que eles possam dar o dinheiro para tsedaká somada de sua porção pessoal.

Esta aceitação de boas prospecções em relação a este aniversário deve acelerar a completa redenção. Tzedakah trará a redenção mais perto, que seja breve: “Hoje, se você prestar atenção a Minha voz” (Salmo 95:7). Pode isso ser verdadeiramente “Hoje”, e pode ser “a noite [do exílio] iluminada como o dia” (Salmo 139:12).

O Conceito de Nascimento

Um feto no ventre de sua mãe, perto do nascimento, é um crescente e completo ser vivo, com um corpo completamente formado. É verdade, porém, não tem existência independente em tudo: ele é alimentado pela comida que a mãe come, e onde quer que a mãe vá, o feto é levado automaticamente. A partir do momento que o bebê nasce, ele começa livremente a mover seus membros, soar a sua voz, e geralmente começa seu próprio desenvolvimento, de uma forma totalmente nova, tanto física como espiritualmente.

O Nascimento do Homem

Quando um ser humano nasce é um momento alegre. É um momento de satisfação para os pais que foram abençoados com um filho ou filha, e para a própria criança, ela mesma que veio à existência. Portanto, quando uma pessoa atinge a maturidade, a cada ano em seu aniversário, que é adequado expressar Gratidão ao Santo, abençoado seja Ele, o Doador da Vida.

Assim como pessoas em geral comemoram seus aniversários a cada ano com ritos e algum evento, também o aniversário de um indivíduo devoto à D’us, deve ser devidamente observado. O aniversário de um indivíduo pode ser utilizado para fortalecer e aumentar todos os aspectos da Torá e Mitzvot, começando com os três pilares que sustentam o mundo: A Torah, Oração e Caridade. Estas boas práticas devem ser observadas no dia do aniversário e boas prospecções para o futuro devem ser feitas. Mais importante ainda, reunir a sua família ou amigos para uma reunião no seu aniversário, e a festa alegre vai encorajar outros a aceitar boas prospecções – e a felicidade que é gerada irá impregnar a sua observância no futuro com entusiasmo e zelo.

Feliz Aniversário!

Share